Você Sabe o que é um Testamento ?
Em palavras simples um testamento é um modo de divisão do seu patrimônio após a morte. Aquele que é titular dessa coletividade de bens é chamado de testador.
Quais são os tipos de Testamento ?
Você, que é titular de um patrimônio, sabia que existem três tipos de testamento para fazer valer sua vontade?
Fazer um testamento é particularmente necessário quando se deseja beneficiar uma pessoa que não seja herdeira ou que, mesmo sendo herdeira, se pretende deixar mais do que o exigido pela lei.
Os três tipos de testamento são o público, o mais seguro deles, o privado, que é menos seguro pela ausência de registro público, e, por fim, o fechado, ou cerrado, que é feito, assim como o público, em um tabelionato de notas, mas que tem a desvantagem de não ter o seu conteúdo divulgado até o momento da leitura realizada pelo juiz.
Nessa hora, irregularidades que comprometem sua validade podem ser verificadas.
Então, se for fazer um testamento, fique atento a esses detalhes.
Posso dispor de todos os meus bens no testamento ?
Há exigência legal em que pelo menos 50% do patrimônio do testador seja repartido entre os herdeiros necessário, os quais são:
- Cônjuge (marido, esposa, companheiro ou companheira)
- Descendente (filhos, netos, bisnetos).
- Ascendentes (pais, avós, bisavós)
- Colaterais (irmãos, tios e primos)
Os herdeiros necessários só podem ser excluídos em casos excepcionais, como por exemplo em casos que os tornem indignos.
Você Sabia que o Seguro de Vida é Diferente da Herança?
O herdeiro pode não receber o seguro de vida em caso de falecimento.
Isso acontece porque o seguro de vida não entra na divisão dos bens da pessoa falecida, sendo devido apenas ao beneficiário indicado pela pessoa que contratou o seguro.
O beneficiário até pode ser um herdeiro, mas nada impede que o contratante escolha outra pessoa, mas, se no momento da morte, não houver a indicação de nenhum beneficiário, o valor do seguro é divido entre o cônjuge e os herdeiros, obedecendo a ordem de vocação hereditária:
Primeiro os filhos, depois os pais, o cônjuge e, por fim, os colaterais, ou seja, os sobrinhos, primos e tios.
Então, fique atento! E saiba quais são os seus direitos!
Muito legal 😎
Legal 😎 saber